sábado, 2 de outubro de 2010

Respondendo ao chamado de Deus

Quase todos nós conhecemos pessoas que relatam terem recebido um ‘chamado de Deus’.

É empolgante ouvir alguém falar sobre seu chamado, em que circunstancia ele aconteceu e como Deus transmitiu-lhe essa missão.

Meditando sobre o profeta Isaías, o seu chamado se dá através da manifestação da glória de Deus de uma forma esplendida. A visão do próprio Deus, Anjos voando, um coral angélico cantando a santidade de Deus, ... Isaías 6.

O mais interessante é que ao ver o Senhor, Isaías percebe que esta chegando o seu fim, não haverá escape para ele, e o mesmo chega a dizer “vou perecendo”.

É exatamente aqui que começa a acontecer o diferencial do chamado de Isaías. É possível que assim como ele, muitos também viram anjos e outros elementos gloriosos anunciando o chamado de Deus para a sua vida, mas tudo não passou de um grande espetáculo e algo que gostam de contar a todos que encontram. Mas por que?

Porque não haverá concretização do chamado enquanto não houver ‘morte’ de quem estiver disposto a servir a Deus. Não é possível transformar um chamado em um ministério enquanto não reconhecermos que somos pecadores e habitamos entre homens igualmente impuros, sendo totalmente dependentes da misericórdia de nosso Pai.

Há aqueles que por terem recebido uma santa convocação se acham superiores, melhores, e infelizmente continuam vivendo uma vida sem propósito porque são bons demais para precisarem da ‘graça que nos basta’ e nos torna úteis no Reino de Cristo.

O oposto é verdadeiro também. Há pessoas que se sentem sem capacidade, são tímidas, e dizem que não conseguiriam cumprir a sua missão. A resposta a esses é a mesma, ‘A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.’2 Co 12.9

A resposta ao chamado não é uma demonstração de capacidade, nem o silencio em relação ao mesmo seria a manifestação de incapacidade, pois Deus nunca errou e nem vai errar em chamar alguém que Ele mesmo já não tenha preparado para tal serviço.

Então resta dizer que a resposta é uma entrega total e irrestrita a Deus, reconhecendo de que Ele viu em nós alguém capaz de cumprir o seu querer e permitir, assim como Isaias, que sejamos purificados e totalmente limpos para só então sermos úteis no Reino.

Quando o profeta é tocado em seus lábios pela brasa que o anjo tirará do altar, ele ouviu o clamor de Deus na busca de obreiros e não demorou em responder ao chamado de Deus: “eis-me aqui, envia-me a mim.”

Seja tocado pelo Espírito Santo e pelo sangue de Cristo purificado de todo pecado. Então ouvirás a voz do Senhor da Seara chamando obreiros e poderás prontamente dizer: “Senhor, estou pronto para responder ao teu chamado.”

Deus te abençoe e te faça frutífero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário